Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Detergentes enzimáticos: por que usá-los?
Detergentes enzimáticos: por que usá-los? PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Maio de 2016 16:29

Quando falamos desse tal de detergente enzimático muitos perguntam: para que serve? Por que não usar um detergente neutro? Estou falando do detergente neutro de uso odontológico ou hospitalar, ok? Os detergentes de supermercado espumam muito e servem para lavar louça.

Nós dentistas temos uma mania danada de querer economizar só vendo o valor em dinheiro. Não vemos o custo-benefício, economia de produto entre marcas, tempo de trabalho, maior conservação dos instrumentais e artigos, economia de material e dinheiro.

 

detergente neutro é um detergente que você pode usar para limpar do chão ao teto e é próprio para lavagem de instrumentais. Sua fórmula é específica para isso, conservando os instrumentais e artigos por muito mais tempo. Seu uso é normal. No caso de instrumentais deve-se lavá-los com escova de cabo longo dentro da cuba de imersão – dentro da pia e enxaguá-los bem para não ficar residual de detergente. Depois de limpos, secos e inspecionados, devem ser autoclavados (bem enxaguados para não ficarem manchados).

Uma outra dica é nunca deixar os instrumentais secos esturricados até serem lavados. O correto é deixá-los imersos em água com detergente enzimático, caso não use, imergir em detergente neutro e na pior hipótese em água. Nunca secos, combinado? Caso você os deixe secos, vai haver uma aderência de saliva, restos de materiais, sangue e matéria orgânica dificultando muito a limpeza, pois a incrustação é maior. Materiais ou artigos mal limpos quando autoclavados não terão uma esterilização eficaz.

E os enzimáticos, o que fazem? Como agem? Por que devo usá-los?

Detergentes enzimáticos têm enzimas nas suas fórmulas geralmente para área odontológica usamos o de 4 enzimas (Riozyme IV e neutro ou Riozyme Eco) e temos de 6 enzimas (Riozyme VI e neutro) usado mais para hospitais, pois tem uma enzima que atua bem em bolo fecal e sangue seco e, por isso, tem também uma apresentação em Foam (espuma) para ainda no centro cirúrgico jogar este com o intuito de uma pré limpeza facilitando posteriormente a limpeza em si.

Como esses detergentes enzimáticos agem? Agem como se fosse uma tesoura fazendo com que a sujeira se desprenda com facilidade. Costumo dar o seguinte exemplo:

Se eu tiver que tirar uma camiseta tenho que levantar os braços, passá-los pela manga e cabeça, e também passar pela gola. Mas, se eu cortar a camiseta inteira, ela vai cair sem nenhuma dificuldade e com toda facilidade. E é isso que as enzimas fazem!

Os enzimáticos contêm enzimas surfactantes e solubilizantes que, juntos, removem a matéria orgânica em curto período de tempo pela ação de decomposição do sangue e fluídos corpóreos aderidos aos artigos. É utilizado nas operações de pré limpeza e limpeza, como desincrustação e remoção de resíduos orgânicos em equipamentos, artigos e instrumentos médicos hospitalares, odontológicos e laboratoriais.


Geralmente na nossa rotina de consultório nossas auxiliares deixam os instrumentais imersos no RIOZYME IV e neutro na proporção de 1 mL para um 1L de água. Sendo outra dica: o detergente mais econômico do mercado, pois os outros são diluídos em 2mL, 3mL, 4mL por litro de água. Normalmente é um detalhe que não vemos na hora da compra e as vezes achamos que estamos economizando, mas na verdade, estamos gastando o dobro ou triplo.

Um outro detalhe importante é orientar nossas auxiliares a usarem a medida indicada, pois, do contrário, será desperdiçado material, ok? No final de cada período ela vai lavá-los com uma escova de cabo longo (lavagem manual) ou vai colocar água na cuba ultrasônica (quantidade de água indicada para cada modelo de cuba) deixar essa fazer um ciclo sem nada (sem enzimático e instrumental). Chamamos isso de processo de desgazeificação. Após isso, colocar o enzimático na proporção certa para a quantidade de água e os artigos e ou instrumentais imersos para começar o ciclo.

Cada detergente tem sua melhor temperatura para exercer sua função com mais eficácia. No caso do Riozyme IV e neutro a temperatura entre 40 a 55° graus é o ideal, podendo ser usado em temperatura ambiente também. O tempo de ação dos enzimáticos é de 5 minutos.

Só quem usa sabe como a sujidade sai com facilidade, tendo que esfregar menos os materiais, assim conservando-os mais e também diminuindo o tempo de limpeza, nessa etapa da rotina de trabalho.

Depois da lavagem manual ou com cuba, lavar com água limpa abundante, para não ficar resto de detergente (restos de solução causam manchas).

Dica 1: lavar o instrumental e secar de imediato. Nossas auxiliares têm a mania de deixá-los secar sozinhos e isso causa manchas também em nossos instrumentais.

Dica 2: não misturar artigos de materiais diferentes entre si. Estou dizendo coisas bobas, mas que aprendi batendo a cabeça e que fazem toda a diferença!

detergente Eco espuma mais. Para hospitais não é usado por esse motivo. Lá as cubas ultrasônicas são verticais, mas é um grande detergente. Quem não usa enzimáticos e ainda não se convenceu, deveria começar investindo neste para ver o quanto sua vida vai facilitar! Aconselho, inclusive, veterinários, manicures, pedicures, podólogos, tatuadores e salões de beleza a usarem este produto.

Depois me contem se valeu a pena usar um enzimático, combinado?

Giuliana Lopes

Cirurgiã-Dentista especializada em endodontia; Consultora técnica e responsável pela área odontológica da Rioquímica.

Fonte: http://blog.dentalcremer.com.br/2016/04/15/detergentes-enzimaticos-por-que-usa-los/

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.