Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos 10 curiosidades sobre o uso do cigarro
10 curiosidades sobre o uso do cigarro PDF Imprimir E-mail
Qua, 08 de Junho de 2016 13:20

Você, cirurgião-dentista, certamente sabe muito sobre os malefícios causados pelo cigarro, pois está diretamente relacionado com a saúde bucal. O que é importante ressaltar, é que muitas vezes a população sabe que faz mal, mas não possui fatos “concretos” sobre os efeitos negativos que este hábito provoca no nosso corpo.

 

Separamos 10 curiosidades sobre o cigarro para que você possa compartilhar com os seus pacientes e alertá-los sobre isso. Confira:

 

– Como ele age no organismo? A tragada é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

– O cigarro pode conter mais de 4000 componentes e muitos destes estão diretamente ligados a danos no pulmão e aos mais de 50 tipos de doença que são causados pelo hábito.

– A absorção da fumaça do cigarro por adultos não-fumantes em ambientes fechados causam um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.

– Além de provocar mudanças no hálito, a fumaça irrita a gengiva, pode facilitar o surgimento de cáries e causa alterações nas papilas gustativas que afeta o paladar.

– Das doenças associadas ao hábito de fumar, problemas causados no pulmão e coração são os mais comuns. Porém, o cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral.

– Os problemas ocasionados pelo cigarro atingem em maior frequência as mulheres devido a sua própria condição. A mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce.

– O cigarro eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos.

– Após 2 horas do último cigarro, não existe mais nicotina circulando no sangue. Após 2 dias o paladar ganha sensibilidade novamente. Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50% e após 15 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

– O cigarro é responsável por 15% das mortes de homens e 7% de mulheres. Dente a lista dos males que podem ser provocados estão: câncer de pulmão, bronquite, infarto do miocárdio, hemorragias cerebrais, tosse persistente, asma, câncer de laringe, câncer do estômago, lesões odontológicas, mal hálito e velhice precoce.

– Parar de fumar melhora a cicatrização dos tecidos, fator este, muito importante na doença diabética.

Você conhece mais alguma curiosidade? Conte pra gente aqui nos comentários!

Fonte: Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Assistência à saúde, INCA./Dental Cremer

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.