Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Saiba quais alimentos ajudam a prevenir cáries
Saiba quais alimentos ajudam a prevenir cáries PDF Imprimir E-mail
Qua, 22 de Junho de 2016 22:52

Especialistas revelam em quais alimentos apostar para ter uma boa saúde bucal e manter os dentes livres de cáries, confira.

Desde pequenos crescemos sabendo que comer muita “besteira” e alimentos doces aumenta o risco de desenvolver cáries nos dentes. Entrevistamos duas especialistas sobre o tema para revelar o outro lado: os alimentos que ajudam a prevenir as cáries e a conservar uma boa saúde bucal. E adiantamos que a melhor parte é que há várias opções de alimentos fáceis de encontrar nos mercados e de incluir na dieta, além de serem ricos em sabor.

“Atualmente, todos nós sabemos que a maior parte das pessoas faz ingestão de uma alimentação rica em gorduras, principalmente de origem animal, açúcares e alimentos refinados, com redução do consumo de carboidratos complexos. Esse é o principal fator para o incremento não só do sobrepeso, mas também de cáries”, aponta Eliana P. Vellozo, nutricionista, professora e doutora em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina.

Confira na galeria abaixo alimentos que possuem esses nutrientes e enriqueça sua dieta:

  • Alimentos derivados do leite são uma fonte de fácil acesso de cálcio: um copo de leite integral tem 386,1mg e uma fatia de queijo minas (30g) tem 173,7mg do mineral.
  • Peixes, como a sardinha e a manjuba, também são ricos em cálcio: duas unidades da primeira têm 550 mg e dez da segunda somam 575 mg do mineral.
  • A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio e é encontrada nos óleos vegetais, nos ovos e nos peixes. Tomar sol também ajuda o corpo metabolizar a vitamina.
  • A vitamina C previne sangramentos na boca. Boas fontes de vitamina C são frutas cítricas, como a laranja, e também o tomate, a cenoura e os vegetais folhosos.
  • Caratenoide é o pigmento que dá a cor alaranjada ou vermelha para alguns alimentos e ajuda a prevenir o câncer de boca. Ele está na cenoura, na abóbora e no mamão.
  • A maçã não substitui a escovação e nem possui superpoderes contra as cáries, mas estimula a produção de saliva, o que ajuda a limpar a boca.
  • Outras frutas ricas em fibras e que auxiliam na remoção de resíduos alimentares são a pera, a melancia, o melão e o kiwi.

Atenção extra
Há grupos mais vulneráveis às cáries, segundo Renata Cintra, nutricionista com atuação em saúde e bioquímica da nutrição e professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Botucatu. Os adolescentes possuem maior tendência ao consumo de açúcar e açucarados e, portanto, precisam de maior acompanhamento para que incorporem ao menos uma fonte de fibra regularmente à dieta.

As crianças podem desenvolver cáries já na fase em que começam o desmame e a introdução dos demais alimentos. Renata observa que o problema pode surgir porque os pais, erroneamente, passam a adoçar o leite de vaca e outros alimentos, como sucos e chás, na tentativa de melhorar a aceitação da criança. A chamada “síndrome de cárie de mamadeira” também é resultado de falhas na higienização bucal do pequeno.

Já as gestantes têm uma maior necessidade de cálcio em razão da formação dos ossos e dentes do feto e também por sofrerem algumas alterações nas gengivas. Enquanto os idosos, por vezes, não conseguem fazer a higienização correta e ficam mais suscetíveis a doenças bucais.

“A alimentação influencia na saúde bucal e a saúde bucal influencia na alimentação porque a pessoa não consegue se alimentar direito, e fica sem acesso a todos os nutrientes que precisa”, explica Renata.

 

Fonte: saudebucal.ig.com.br

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.