Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Conheça o que há de mais avançado em células-tronco, a novidade é armazenar a polpa do dente
Conheça o que há de mais avançado em células-tronco, a novidade é armazenar a polpa do dente PDF Imprimir E-mail
Qui, 25 de Agosto de 2016 15:48

Médicos do mundo inteiro estão aconselhando o armazenamento das células-tronco dos dentes das crianças

A ciência avança em alta velocidade em relação ao uso de células-tronco no tratamento de várias doenças. Testes clínicos no Brasil já são feitos para saber qual a contribuição delas no combate à diabetes, enfisema pulmonar, lesão medular, osteoartrite, cardiopatias, dentre outros tratamentos. Muitas vezes, por falta de conhecimento, o material não é coletado do tecido do cordão umbilical – uma das fontes de células-tronco mesenquimais – e os pais lamentam terem perdido essa oportunidade. Agora, surge uma nova alternativa: armazenar as células-tronco mesenquimais (que são as que tem capacidade de se diferenciar em diversos tecidos) no processo de troca de dentes de leite pela dentição permanente.

"A coleta a partir da polpa de dente de leite é simples e permite aos pais que façam aquilo que seguramente queriam ter feito no momento do parto: armazenar as células-tronco mesenquimais mais jovens possíveis", explica a diretora do StemCorp, Dra. Mariane Secco. Além da polpa de dente, a ciência revelou que o tecido adiposo e o tecido do cordão umbilical são ricas fontes de células-tronco mesenquimais. 

Para coletar as células-tronco mesenquimais, na troca da dentição, o processo é muito simples: basta colocar o dente no kit de coleta enviado pela empresa, assim que o dente cair ou for extraído no odontopediatra da criança, e enviar ao laboratório. "A partir deste material, fazemos o isolamento e posteriormente o armazenamento destas células", conta a pesquisadora.

Os mesmos pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco da USP (Universidade de São Paulo) que descobriram, durante a Tese de Doutorado, que o tecido do cordão umbilical é muito mais rico em células-tronco mesenquimais quando comparadas com o sangue do cordão, estão agora à frente da StemCorp. O estudo, orientado pela geneticista Dra. Mayana Zatz, foi publicado nas mais conceituadas revistas científicas do mundo. As células-tronco mesenquimais possuem várias vantagens, de acordo com as pesquisas realizadas pelo grupo: são as mais versáteis, podem se transformar em células de diferentes tecidos e secretar fatores com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, regulam o sistema imunológico e previnem a morte das células. Por isso poderão ser usadas para diversos fins.

"Quanto mais jovem a célula-tronco mesenquimal, melhor. E com a criopreservação (o congelamento a baixas temperaturas) ela se mantém com a mesma idade em que foi coletada", esclarece Dra. Mariane Secco. Esse material poderá ser usado no futuro e, o que é mais importante, existe a possibilidade de expansão (multiplicação em laboratório), sem perda de características e propriedades. "A tecnologia e o conhecimento científico para a expansão de células-tronco mesenquimais não é simples, requer laboratório de alto padrão e profissionais de ponta, mas permite o uso em mais situações", explica a pesquisadora.

Website: http://www.stemcorp.com.br/

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.