Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Conheça a doença rara de ator de Stranger Things
Conheça a doença rara de ator de Stranger Things PDF Imprimir E-mail
Qui, 13 de Outubro de 2016 14:14

O sucesso da série Stranger Things trouxe à tona, além do universo dos anos 80, uma ocorrência rara de problema nos ossos do crânio e da clavícula, denominada displasia cleidocraniana. O ator mirim Gaten Matarazzo, que interpreta o carismático Dustin, tem a síndrome e, em entrevista recente à revista People, falou sobre o assunto. "Há uma chance em um milhão de você ser diagnosticado. O mais provável é que você ‘pegue’ dos seus pais. Foi o que aconteceu comigo."

 

 

A displasia cleidocraniana uma doença genética que influencia na formação óssea e dentária. De acordo com a doutora em estomatologia pela USP, Thais Feitosa Leitão de Oliveira, membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), os pacientes costumam exibir hipertelorismo (afastamento excessivo dos olhos); nariz largo na base, com um dorso aplainado; falta de músculos das maxilas e prognatismo mandibular (quando o queixo se projeta para a frente).

 

 

Sinais odontológicos também são relevantes: retenção de múltiplos dentes na primeira dentição, presença de dentes supranumerários, impactação e atraso no nascimento dos dentes permanentes. Este é o caso de Gaten, que precisou passar por cirurgias dentárias e teve a formação da clavícula afetada.

 

O problema nos ossos faz com que ele seja capaz de encostar um ombro no outro – algo que já mostrou na série e virou uma grande atração. "Essa parte até que é legal”, diverte-se o garoto. Segundo a doutora, a identificação da patologia é realizada pelos sinais clínicos. "A capacidade de aproximação dos ombros é um sinal clássico desta doença. É importante fazer o diagnóstico diferencial com a picnodisostose ou síndrome de Maroteuz-Lamy, a qual se distingue da displasia cleidocraniana pelo fato de os pacientes exibirem nanismo, ossos densos, frágeis e agenesias parciais das falanges dos dedos dos pés e mãos", explica.

 

O tratamento para a displasia se baseia na melhoria da qualidade de vida, pois, conforme conta Thaís, não existem recursos terapêuticos para as anomalias cranianas, claviculares e de outros ossos. "Já o tratamento de problemas bucodentais envolve a manutenção da saúde dos dentes de leite, pois a extração não induzirá a erupção dos permanentes. Pode ser necessária cirurgia para a correção das deformidades."

 

Diante do diagnóstico, é essencial procurar diversas especialidades médicas e odontológicas, como pediatra, ortopedista, geneticista, odontopediatra, estomatologista, ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial.

 

Estar aberto a falar sobre sua síndrome tem permitido a Gaten ser uma inspiração para outras pessoas com a mesma condição. “Muitos enviam mensagens para mim dizendo que eu fiz com que se sentissem melhores em relação a si mesmos, já que pude mostrar, na TV, que tenho a doença e abracei a causa. Eu sinto que estou aumentando a conscientização.”


Fonte: http://www.abo.org.br

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.