Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Pesquisadores identificam genes causadores da doença periodontal
Pesquisadores identificam genes causadores da doença periodontal PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Outubro de 2016 15:01

Pesquisadores na Faculdade de Odontologia da Columbia University identificaram 41 genes mestre-reguladores que podem ser causadores da doença periodontal. O estudo foi o primeiro desse tipo a utilizar a engenharia reversa do genoma para identificar as vias de genes que contribuem para periodontite.

A identificação dos genes representa um passo vital para o desenvolvimento de compostos que podem ser utilizados no tratamento individualizado de periodontite grave, antes que ocorra a perda de dentes e ossos. Os resultados do estudo foram publicados recentemente no Journal of Dental Research.

 

Em estudos de expressão genética, os investigadores encontraram genes que são expressos tanto no tecido saudável quanto no danificado. Mas os estudos não puderam identificar uma relação causal entre os genes e a doença, e muitas vezes perderam genes que afetam um número maior de vias genéticas, que podem ter um grande impacto sobre o processo da doença.

Uma equipe liderada por Panos N. Papapanou, DDS, PhD, professor de Ciência Oral, Diagnóstico e Reabilitação na Columbia University, “reverteram a engenharia” dos dados de expressão de genes para construir um mapa das interações genéticas que levam a periodontite, e assim identificar genes individuais que parecem ter a maior influência sobre a doença. “A nossa abordagem reduz a lista de genes reguladores potencialmente interessantes envolvidos na periodontite. Isso nos permite concentrar-se no punhado dos genes que representam os mais importantes no processo, em vez de todo o transcriptoma”, diz Papapanou.

Para identificar os genes, os pesquisadores examinaram o RNA de tecidos de gengivas saudáveis e doentes de 120 pacientes com periodontite. Eles aplicaram um algoritmo para estudar as interações entre os genes, e utilizaram outro algoritmo para identificar genes que danificam o tecido saudável e conduzem o processo da doença.

Muitos dos genes identificados pelo Dr. Papapanou e a sua equipe estão implicados em vias imunes e inflamatórias, confirmando as observações laboratoriais e clínicas do desenvolvimento de doença periodontal.

A identificação dos genes mestre-reguladores permitirá que os investigadores testem compostos que interrompam a sua ação, criando tratamentos que impeçam a doença periodontal na sua fonte. “Agora é importante fazer o trabalho de validar estes mestre-reguladores no laboratório, antes de podermos testar esses genes em modelos experimentais”, completou o pesquisador.

Fonte: Dental Press

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.