Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Glutaraldeído: Levou a fama sem deitar na cama
Glutaraldeído: Levou a fama sem deitar na cama PDF Imprimir E-mail
Qua, 16 de Novembro de 2016 18:38

Todo mundo acha que ele está fora do mercado, pois a vigilância baixou uma portaria que resultou na parada de sua fabricação, mas, a culpa não foi dele.

Sabe de quem foi? De quem o manipulava.

Lembrem do que eu sempre digo: “O que não é limpo não é desinfetado quando falamos de desinfetante de alto nível e nem esterilizado, quando falamos de autoclave”.

Pois é, as pessoas que trabalhavam com ele não estavam fazendo a pré-limpeza e limpeza antes da desinfecção e aí, claro que não iria dar coisa boa. Conclusão, ficou fora do ar, embora essa decisão tenha sido revogada.

Durante os cursos sempre escuto “Uso Ácido Peracético (Perax Rio 0,2%Setp Rio) porque ele, o “Gluta”, foi proibido”. Falo que é verdade, foi. Mas, faz muito tempo. Hoje, você o encontra em todas dentais e distribuidoras do mercado.

Desinfetantes não podem ser fabricados e comercializados se não tiverem todas as aprovações da ANVISA, com todas as certificações e especificações correspondentes (normativas).

Tanto o Glutaraldeído 2% (Glutaron pronto usoGlutaron 32 dias). Como o Ácido Peracético 0,2% (Perax Rio 0,2%Sept Rio) são desinfetantes de alto nível. Tudo que não pode ir a autoclave (materiais termossensíveis) podem ser desinfetados por eles (artigos, materiais, desinfecção de equipamentos, entre outros semicríticos).

Por ter maior toxidade, deve-se fazer o triplo enxágue, ter uma ótima exaustão no local onde estão sendo manipulados e sempre usar cuba plástica fechada. Ele não é usado para superfície, somente para imersão.

Usamos agora a terminologia, desinfecção de alto nível. Hoje temos várias marcas no mercado e várias apresentações (5L/1L) e se é: pronto uso ou ativado (32 dias).

O Glutaraldeído tem que ser inativado para ser descartado no meio ambiente e tem que ser usado o monitoramento com fitas teste. Dura até 32 dias dependendo do glutaraldeído que está usando e dependendo se a manipulação está correta. (ex: materiais sujos, molhados… vai diminuir a vida útil do desinfetante). Lembrando que sempre deve ser muito bem lavado com água limpa e de procedência microbiológica. Lembrar também que devem ser secos, com compressas estéreis e depois usados imediatamente ou armazenados em local adequado.

Existem embalagens específicas para a manutenção desse processo, com maior resistência mecânica, livre de contaminação química (EPRODAN) da Medsteril. Vocês conhecem?

Aprendemos que as coisas mudam rápido e as vezes a informação não chega até nós! É isso que estou tentando fazer, facilitar nossa vida de uma maneira direta e prática. E uma delas é tirar a fama do Glutaraldeído. “O Coitado”, não deitou na cama para levar toda essa fama!

Giuliana Lopes

Cirurgiã-Dentista especializada em endodontia e palestrante. Colunista no blog da indústria Indusbello e Consultora técnica da indústria Rioquímica. Viabilizadora em novos materiais e negócios em saúde voltados a cuidados pessoais.

Fonte: Dental Cremer

 


 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.