Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Acontecimentos Agora, é obrigatória a presença do cirurgião-dentista em hospitais
Agora, é obrigatória a presença do cirurgião-dentista em hospitais PDF Imprimir E-mail
Qui, 15 de Dezembro de 2016 18:00

Nesta quarta (14), foi aprovado o projeto de lei que torna obrigatória a presença do cirurgião-dentista (CD) nas unidades hospitalares de Tocantins, oferecendo assistência aos pacientes internados. A votação ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado.

Dados comprovam que a ausência de um CD em todos os setores – desde o pronto-socorro até as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) – leva ao aumento no número de mortes nos leitos em todo o país.

Conforme esclarece o autor do projeto de lei, o deputado Eduardo do Dertins (PL), o profissional da odontologia ajudará a salvar vidas ao promover cuidados para evitar a proliferação de bactérias. Estas, há anos, levam a óbito os pacientes internados em UTIs, cujo sistema imunológico está comprometido.

A cirurgiã-dentista Leila Siriano Bonagura, esposa do deputado, explica que, na prática, o projeto surge para regulamentar a obrigatoriedade do trabalho do CD dentro dos hospitais. “Nós, que trabalhamos diretamente na área, sabemos a real necessidade deste profissional nestas unidades de saúde. Temos vários casos de pacientes que estavam há muito tempo sendo tratados e, quando percebemos, a doença tinha surgido na região oral”, conta.

Segundo o texto da medida, deve-se considerar que a saúde bucal de grande parte dos brasileiros – sobretudo os de baixa renda – requer atenção especial. Em casos de internação, estas condições são ainda mais preocupantes. Com a presença do CD, evita-se que essas vidas sejam banalizadas e ignoradas.

Sabe-se que a denominada “pneumonia hospitalar”, adquirida durante a permanência no leito, provoca um significativo número de mortes. Essas bactérias podem chegar ao trato respiratório por meio da microaspiração da secreção colonizada, presentes na cavidade bucal e faringe do paciente.

De acordo com o cirurgião-dentista e membro da ABO Evaldo Bardi, o projeto prevê, principalmente, a valorização do profissional e a oportunidade de mostrar o quanto a saúde bucal é importante para a manutenção dos pacientes. “É impressionante a quantidade de ações que desenvolvemos com as crianças do hospital, que estão ligadas às doenças de base.”

Trabalhos científicos confirmam que a assistência odontológica de rotina faz com que o tempo de internação hospitalar seja reduzido em, pelo menos, um terço. Ainda de acordo com o texto, observando que a maioria dos hospitais no Tocantins contam com a presença do cirurgião-dentista e que estes desenvolvem um serviço de excelência, o projeto não acarretará inclusão orçamentária em recursos humanos.

Fonte: ABO

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.