Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home
Colagem indireta de aparelho autoligado estético PDF Imprimir E-mail
Escrito por APCD Franca   
Seg, 30 de Maio de 2016 23:03

O tratamento ortodôntico é composto por várias etapas imprescindíveis para seu o êxito. Umas das etapas de extrema importância é o correto posicionamento dos bráquetes e acessórios, sendo fundamental para manter as características incorporadas no sistema de bráquetes, buscando sempre uma maior consistência nos resultados, diminuindo os possíveis erros de posicionamento e almejando uma precisão tridimensional na colagem.

Com o advento dos aparelhos pré-ajustados, o procedimento da colagem dos bráquetes ganhou grande importância, pois a diminuição de falhas de posicionamento durante esse processo tem como resultado um tratamento ortodôntico com maior agilidade e tranquilidade para o profissional, evitando a necessidade de dobras no arco de finalização e maior conforto ao paciente, devido a otimização do processo.

Esse relato de caso clínico tem como objetivo demonstrar uma técnica de colagem indireta simples e precisa.

Relato do Caso Clínico

A colagem indireta dos bráquetes se inicia após a moldagem e obtenção dos modelos de gesso (Fig. 1) e é realizada em duas fases. A primeira fase é feita em laboratório e a segunda na boca do paciente.

Primeira fase: com auxílio de lapiseira e posicionador de bráquetes, faz-se a marcação no modelo de trabalho do local correto para o posicionamento dos bráquetes. Após marcado (Fig. 2), o modelo recebe os bráquetes que são colados com cola solúvel em água. No caso apresentado foi selecionado o sistema de bráquetes autoligados estéticos Damon Clear (Ormco, EUA).

Após a colagem dos bráquetes no modelo de trabalho (Fig. 3), efetua-se a confecção da moldeira de transferência através da aplicação de cola quente, que engloba os dentes e os bráquetes, moldando os dentes e unindo-se aos bráquetes (Figs. 4a-c).

Confeccionada a moldeira, os modelos de gesso são mergulhados em um grau de borracha com água (Fig. 5). Como a cola utilizada na fixação dos bráquetes ao modelo de gesso é solúvel em água, os bráquetes descolam do modelo facilmente e ficam retidos na moldeira. Para auxiliar na remoção da cola da base do bráquete, sugere-se uso de jato de ar e água (Fig. 6).

Segunda fase: após a conclusão da primeira fase, posiciona-se a moldeira juntamente com os bráquetes diretamente na boca do paciente (Fig. 7) para prova de adaptação. Em sequência, faz-se o condicionamento ácido em esmalte (Condac 37, FGM) por 30s, lavagem e secagem. Aplica-se a resina de colagem de bráquetes (Orthocem, FGM) na base dos bráquetes (Fig. 8) e posiciona-se nos dentes a moldeira de cola quente contendo os bráquetes, fazendo leve pressão nos bráquetes e removendo os excessos de material (Fig. 9). Faz-se então uma fotopolimerização prévia da resina junto aos bráquetes (Fig. 10).

A remoção da moldeira ocorre facilmente com uma sonda exploradora e leve pressão (Figs. 11a e 11b). Então, a fotopolimerização ao redor dos bráquetes deverá ser complementada.

A técnica de colagem indireta permite segurança e precisão em uma etapa crítica do processo, minimizando os erros de colagem. O posicionamento correto dos bráquetes nos dentes facilita a finalização do caso e reduz o tempo de cadeira do paciente.

Veja o passo a passo: http://blog.dentalcremer.com.br/2016/05/24/colagem-indireta-de-aparelho-autoligado-estetico/

Autores:

Prof. Me. Daniel Gheur Tocolini – Especialista em Odontopediatria, OFM e Ortodontia, Mestre em Ortodontia pela UNIARARAS-SP, Coordenador do Ortho Fast Self Ligation Center Curitiba/PR, Credenciado Damon System, Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia IMED/THUM Joinville/SC.

Prof. Me. Iduilton Grabowski Jr – Especialista em Ortodontia, Mestre em Ortodontia pela UNIARARAS, Professor do Curso de Especialização em Ortodontia IMED/THUM Joinville/SC.

Profa Mestra Ellena Ometto Antoniali – Especialista e Mestre em Ortodontia pela FHO-UNIARARAS, Professora do Curso de Especialização em Ortodontia IMED/THUM Joinville/SC.

Fonte: FGM

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.