Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home
Tratamento restaurador atraumático PDF Imprimir E-mail
Escrito por APCD Franca   
Qui, 29 de Setembro de 2016 16:46

A estratégia do tratamento restaurador atraumático (ART) foi proposta inicialmente em 1994 na OMS pelo pesquisador holandês Dr. Jo Frencken, visando o atendimento de populações que residiam em áreas onde não existia eletricidade nem outras facilidades para a instalação de consultórios odontológicos tradicionais.

Por se tratar de uma técnica minimamente invasiva, propõe o uso de instrumentos cortantes manuais para a remoção do tecido cariado e o selamento das cicatrículas e fissuras com um material restaurador adesivo de presa química capaz de ser manipulado e inserido diretamente na cavidade e superfícies adjacentes.

O cimento de ionômero de vidro foi escolhido para essa finalidade por apresentar propriedades altamente vantajosas como adesividade à estrutura dentária, liberação de flúor, compatibilidade biológica e um coeficiente de expansão térmica linear semelhante à estrutura dentária.

A técnica também previa a não utilização de anestesia na quase totalidade dos casos. Com a utilização mundial do ART observou-se uma extensão da sua indicação para pacientes geriátricos, ansiosos ou mesmo com temor do tratamento odontológico tradicional. Além disso, a rapidez com que se pode realizar essa técnica viabiliza o atendimento de um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Por isso, vários programas de saúde bucal no mundo afora hoje adotam o ART e o seu sucesso pode ser observado em vários estudos clínicos randomizados e bem controlados.

No que diz respeito ao preparo cavitário é imprescindível realizar a remoção cuidadosa do tecido cariado começando pela junção amelo-dentinária e a confecção de retenções adicionais tornando a cavidade auto-retentiva. Quanto ao material, o proporcionamento do pó e líquido seguindo as recomendações do fabricante bem como a sua correta manipulação obtendo uma mistura com brilho na superfície e aspecto homogêneo são importantes a fim de preservar as propriedades físicas do material e permitir que o processo de adesão química se estabeleça com a estrutura dentária adjacente. Atenção também deve ser dada durante a inserção, pois a realização de movimentos de vibração da espátula apoiada numa parede cavitária minimizará a inclusão de bolhas. A compressão do material na cavidade durante a sua presa inicial melhorará a sua adaptação as paredes internas bem como o protegerá quanto a sinérese e embebição.

Uma vez seguidos os cuidados durante o preparo cavitário, manipulação e inserção do material restaurador, o desempenho das restaurações será otimizado.

Veja as imagens, e entenda melhor: http://blog.dentalcremer.com.br/2016/08/22/tratamento-restaurador-atraumatico/

Autoras:

Dra Maria Fidela de Lima Navarro

Professora Titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP)

Dra Renata Corrêa Pascotto

Professora Associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá,PR

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.