Webmail

Convênios

Acesse aqui os convênios conquistados pela APCD de Franca para seus associados.

Aniversariantes

A APCD parabeniza a todos os associados que estão aniversariando e deseja felicidades e muitas alegrias nesta data. Acesse Aqui


Curriculos


Home Entrevistas Satisfação em ajudar e trabalhar com excelência
Satisfação em ajudar e trabalhar com excelência PDF Imprimir E-mail
Qui, 18 de Julho de 2013 17:14

Formado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto em 1960, especialista em Prótese Dental pela CRO-SP e Reabilitação Oral, a nível de mestrado, pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, Nelson do Nascimento encontrou a vocação já na adolescência, pois queria seguir a área de saúde.

Em um teste vocacional confirmou esta tendência. No entanto, optou pela odontologia porque é uma profissão liberal, com horários de atendimento aos pacientes organizados por ele; não teria que ter o sofrimento de presenciar o falecimento de um paciente em tratamento, como ocorrem com os médicos; profissão rentável e com prestígio social; oportunidade e satisfação por ser útil à sociedade em geral.
“No inicio de minha carreira, gostaria de relembrar com muita gratidão a figura exponencial do Dr. Walter Vilhena, que me apoiando incondicionalmente me permitiu trabalhar com ele durante o primeiro ano de profissão. Depois montei meu consultório na Vila Nova, onde permaneci por 11 anos. Nesta ocasião a atuação do Dr. Jairo Correa, ao qual agradeço de sobremaneira, foi decisiva, o que me permitiu fazer o curso de mestrado em Reabilitação Oral. Depois desta fase, voltei a Franca, montei novamente novo consultório no centro, região onde trabalho até a presente data”, comenta Nelson.
Pessoa integrante da APCD por diversas gestões, Nelson foi secretário do Ângelo Cisoto Gianecchini, quando se iniciou a Campanha para Fluoretação da Água, no entanto, num primeiro momento tal procedimento foi muito questionado pela sociedade. Na I Semana Odontológica de Franca em 1969, Dahul Tavares Pelizaro, presidente da APCD na época, e ele 1º secretário trouxeram Dr. Alfredo Reis Viegas, da Faculdade de Saúde Pública da USP e maior autoridade em flúor e fluoretação para explicar sobre a importância deste produto para a saúde bucal da população. Além desta semana, Nelson participou ainda da quarta edição da Semana Odontológica. “As Semanas Odontológicas tinham a finalidade de atualização profissional dos cirurgiões-dentistas, sempre ávidos por novos conhecimentos e também angariar respaldo financeiro para a construção da nova sede. Percorríamos cidades num raio de 200Km para conseguirmos adesões dos profissionais, e sempre tivemos ótimos resultados”, relembra Nelson.

 

Evolução
Segundo o especialista em Reabiliação Oral, não se pode negar que houve uma mudança radical no exercício profissional nos últimos anos. Analisando encontrou alguns fatores que considera ter provocado tal transformações: baixo poder aquisitivo da população; saturação do mercado provocado pelo excesso de Faculdades de Odontologia existentes no Brasil;conjuntura econômica, principalmente após o Plano Real, em que não foi mais possível atualizar os honorários seguindo os índices inflacionários; aparecimento dos Planos de Saúde e Convênios Odontológicos que contribuíram para a diminuição dos pacientes particulares; tabela de preços dos Planos de Saúde e Convênios Odontológicos defasados e sem gatilhos para aumentos de acordo com a inflação; alto custo da despesa mensal fixa de qualquer consultório e dos cursos de especialização em toda área da Odontologia. Atualmente está havendo uma escassez e dificuldade na aquisição de materiais e instrumental odontológicos.
“Quanto a sua evolução houve uma verdadeira transformação nos últimos 50 anos, pois não se fazia tratamentos endodônticos em molares, com falta de conhecimento suficiente nas áreas de periodontia, cirurgia dentística restauradora, ortodontia, oclusão, etc para os dias de hoje. Naquela época ninguém imaginaria que seria possível fazer clareamento dental, implantes, tratamentos endodônticos com microscopia, radiografia digital, tratamento de DTM, laser. O nível científico e tecnológico está ótimo”, ressalta ele, que ainda analisa que o novo paciente está mais exigente, tem mais conhecimentos, devido ao estresse do dia a dia, requer do profissional mais paciência e tolerância.
O cirurgião-dentista precisa se interessar um pouco mais sobre medicina preventiva para possível encaminhamento dos pacientes as diversas especialidades médicas.
“Sinto-me plenamente realizado como cirurgião-dentista. Tanto é que após todos estes anos sinto ainda um prazer enorme em trabalhar, sendo cada vez mais exigente com relação a minha própria eficiência, paciência. Tenho certeza que todos nós saímos agradecidos e felizes quando notamos que nossos pacientes estão satisfeitos”, finaliza Nelson.

Nelson do Nascimento acredita que a Odontologia avançou consideravelmente nos últimos 50 anos trazendo seus benefícios e mudanças no mercado de trabalho

 

Colaboradores


Fornecido por Joomla!. Designed by: Free Joomla 1.5 Theme, cc top level domain. Valid XHTML and CSS.

The dial is replica watches made of bright dark blue sapphires, with 144 brilliant cut diamonds set in the center of the replica watches uk dial, and 58 Wesselton diamonds set in 18k white gold bezel to replica watches sale brighten the starry blue night sky. Montblanc Bao Xi series of external frame Tourbillon thin watch with festive festival bloom dazzling light, bright and elegant, "Bao Xi female" Radiant look and replica watches online self-confidence and independence.